Manifesto

Conexões criativas nomeia um método de trabalho e maneiras de olhar o mundo. É o resultado-síntese de um novo olhar lançado sobre um tipo de fazer artístico que pressupõe ampliação de interesses e competências, reciclagem, retroalimentação, reinvenção de linguagens, trânsito constante e auto-didatismo, porque não existem maneiras preestabelecidas de conectar criativamente.

 

É preciso ter muitas maneiras de tragar o mundo.

 

Aspirar, olhar, tocar...

 

Todos os verbos dos sentidos podem corroborar o fazer conexões criativas.

 

Trabalhar com Conexões Criativas significa assumir como filosofia de trabalho o desejo pelas mesclas; o enlace constante das ideias e seus desdobramentos criativos em vários formatos. Significa diluir fronteiras, dissolver certezas. Significa provocar inevitáveis e positivas contaminações; buscar ligas, elos, emendas e caminhos; criar pontes entre pessoas e conhecimentos, recriar maneiras; reinventar o uso de coisas comuns; assumir o compromisso com a ampliação das capacidades; assumir o compromisso com o labor político; jogar com ambigüidades; encontrar infinitos em espaços limitados; oferecer muitos pontos de vista a si mesmo e ao mundo; encontrar o que não existe, fazer existir a partir da procura criativa; reverberar ideias para muitos usos; viajar para a infância; colocar-se em outras posições para ver o mundo, estranhar as regras prontas; envolver-se com a produção artística em distintas linguagens; ter noção do infinito a partir da criação; relativizar o que se vê; exercitar a sensibilidade, ter porosidade; deslocar o costumeiro para o extraordinário.

 

Reconhecer-se fazedor de Conexões Criativas libera artistas e público da expectativa que delimita a atmosfera da dança, do teatro, da literatura, das artes visuais, da música, da fotografia e outras linguagens. O território das conexões criativas é necessariamente o da interseção, por tudo o que esse termo permite caber, pela pluralidade. Falar de Conexões Criativas vai sempre nos puxar para o plural. 

Siga-nos:
Tel: +55 71 9256-9913 / 8785-4790 / 8876-4021 - Alguns direitos reservados.
Licença Creative Commons
logo da apimenti